You are currently viewing Incompetência ou Crise?
incompetência

Incompetência ou Crise?

Incompetência ou Crise?

Diante de um cenário de crise, não é possível utilizar os mesmos critérios que foram usados num cenário favorável. A crise, seja ela qual for, exige mudanças, cuidados, planejamento e análise consistente da situação. O momento de crise apresenta dados que não estavam presentes em condições normais. Por que um número grande de empresa que fecharam as portas aumentou desde o momento que o Brasil entrou num processo de desaceleração da economia?

Para responder a pergunta é preciso fazer uma análise mais ampla, cruzando diversas informações. Esse trabalho exigiria quase que uma pesquisa acadêmica. Não é meu objetivo aqui. O que desejo apenas é partir do pressuposto que as empresas fecharam. Levando em consideração todos os riscos que existem na manutenção de uma empresa com altas cargas de impostos como no Brasil, é necessário alguns cuidados para sobreviver às crises.

Conversei com um empresário e ele relatou que solicitou uma proposta de serviço à determinada empresa que disse que a entregaria em uma semana e finalizou em três. Em outro caso, a proposta de serviço era gerada diretamente no site da empresa. No site, estava escrito que a proposta detalhada ficaria pronta em 4 dias, mas eles gastaram duas semanas para fazer o contato. Poderia citar aqui inúmeros exemplos de modelos gestão do negócio que, numa situação de crise e competitividade, as não suportam a pressão. São processos inchados, complexos, pesados e bastante burocráticos.

Num cenário de escassez de serviços e abundancia de produtos na praça, é fundamental ter diferenciais. O diferencial pode ser no preço, na qualidade do serviço, na rapidez da entrega e, principalmente, na capacidade de atender integralmente as necessidades de cliente. É justamente nesse ponto que muitas empresas pecam. As empresas, como qualquer outra organização social, possuem identidades que formam a cultura da empresa.

Uma organização que sobreviveu por vários anos de forma desorganizada dificilmente conseguirá imprimir grande mudança para enfrentar a crise de forma eficiente. Nesse sentido, a crise pode ser a grande chance que sua empresa tem para se tornar uma empresa de sucesso. Nesse quesito não há mágica, é preciso fazer o dever de casa. Comece compreendendo o que é a sua empresa, o que ela realmente faz. Na crise, existe uma tendência de atirar para todo lado. Não adiante, outros estão atirando também. Se começar um novo negócio em tempos normais exige cuidado, imagina num cenário no qual sua empresa não tem expertise.

Porém, não significa que o novo está descartado. O novo pode ser uma grande oportunidade. Mas a escolha precisa ser feita com consultoria aos especialistas da área, planejamento, construção de plano de negócio, planejamento estratégico e plano de ação. Entretanto, em cenários incertos, não é aconselhável fazer mudanças bruscas e investir todos os recursos numa área que você não consegui prever cenários futuros com dados concretos. Infelizmente, muitas empresas, que não fazem corretamente o dever de casa, estão chamando incompetência e desorganização de crise.

Dell Delambre

Dahlke, Rüdiger. Crises da vida como oportunidades de desenvolvimento. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

 

Dell Delambre

Coach WTS e Consultor em Sustentabilidade. Premiado pela UNESCO e no Jornal Folha Dirigida. Doutor, Conferencista e Professor Universitário.

Deixe um comentário