Capacidade de Gerenciar Crises

Capacidade de Gerenciar Crises

Nos vários anos de atuação como Coach WTS, os colaboradores quase sempre fazem uma pergunta: “Por que não recebo uma promoção para cargos mais elevados na empresa se estou nela há tantos anos? Alguns chegaram bem depois de mim e já alcançaram lugares mais elevados do que eu.”

É óbvio que preciso de uma análise mais ampla para responder à pergunta. Porém, gostaria de apontar uma qualidade que, atualmente, tem sido o diferencial no mercado de trabalho. Nem sempre essa qualidade é ensinada nos cursos técnicos ou nas faculdades. É a capacidade de gerenciar crises. Aqui a teoria é bem diferente da prática. Empresas, que sonham e se lançam em desafios, passam momentos de crise. A economia do país pode vivenciar um momento de turbulência. Por mais que se faça todo o dever de casa, não existe uma fórmula que garante a ausência de crise. E são justamente nos momentos mais difíceis que os líderes devem se apresentar e oferecer caminhos alternativos. Passado o momento delicado, é possível saber aqueles na equipe que poderão assumir cargos que exigem capacidade de gerenciar crises.

A grande questão é que a oportunidade de um cargo melhor chega, muitas vezes, quando você não estava esperando. Isso significa que o preparo do colaborador deve acontecer o ano todo. Algumas empresas têm programas de educação continuada que duram o ano inteiro. O colaborador pode se preparar e aproveitar cada oportunidade. E quando a empresa não tem essa visão educacional e exige do colaborador atualização constante? Não é tarefa simples responder essa pergunta, principalmente quando você não está disposto a deixar sua empresa e procurar outra. Se isso não pode acontecer, você depende do trabalho e não há na empresa um setor de comunicação e sugestões, chegou a hora de você se preocupar com seu próprio crescimento profissional. Primeiro, faça uma análise séria sobre suas capacidades e as competências que o cargo que você deseja exige. Em seguida, monte um plano de atualização usando a internet. Hoje é um dos melhores caminhos. Se o que você precisa aprender é muito especifico, procure um curso online ou presencial. Não use datas genéricas, seja específico e coloque o dia da semana que você vai começar. Não coloque metas mirabolantes, vá passo a passo! Existem muitos casos que a dificuldade possibilita a descoberta de virtudes fantásticas que jamais apareciam em tempos tranquilos. Por isso, prepare-se com autoconhecimento inteiro, faça leitura de bons livros sobre o assunto e tenha postura lúcida e transparente diante das crises, esse pode ser o momento no qual você mostra para sua chefia que está pronto para grandes desafios.

 

Dell Delambre, PhD. (Coach WTS e Consultor em Sustentabilidade)

Indicação de Coach WTS:

Katie, Carlone. Como lidar com crises: os segredos para prevenir e solucionar situações críticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Watson, Thomas J. A Business and It´s Belief: The ideas that helped Build IBM. McGraw-Hill Education, 2003.

 

(Visited 214 times, 8 visits today)

Coach WTS e Consultor em Sustentabilidade. Premiado pela UNESCO e no Jornal Folha Dirigida. Doutor, Conferencista e Professor Universitário.

Próximo ArtigoCEOs que se Quebram e Quebram a Empresa