You are currently viewing É preciso investir em sua vida

É preciso investir em sua vida

É preciso investir em sua vida

Quase sempre que início uma palestra numa empresa ou numa gestão de Coaching WTS para executivos, apresento exemplos de pessoas que gostariam de investir na vida e não podem. As razões variam muito. Alguns não têm condições, outros vivem planejando e nunca executam e ainda há aqueles que têm apenas intenções. Muitos só descobrem que perderam chances quando percebem que o tempo passou ou a oportunidade chegou, mas a pessoa não está preparada. O ponto alto de um momento de Coaching WTS executivo é quando mostro que a única coisa que, de fato, nós temos é a vida. Sem ela, não é possível fazer nada.

Ter a vida é o principal motivo para cuidarmos bem de nós mesmos e investirmos nela com atenção, estratégia e sustentabilidade. Dizem que quando uma pessoa não sabe aonde quer chegar, quase sempre ela se estaciona no lugar onde não gostaria de estar. Para que isso não aconteça, é possível contratar um profissional e construir um plano de carreira ou um plano de desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal. O planejamento pessoal no Coach WTS traz saúde porque apresenta um mapa com as possíveis posições nas quais o colaborador pode estar daqui a alguns anos. Esse planejamento também revela quais são as áreas frágeis que necessitam de mais atenção, correção e cuidado. Não é tão simples essa mudança. Para muitas pessoas, planejamento não faz parte da sua prática de vida. Isso se soma ao fato de que muitos gestores, executivos e empresas não têm o costume de elaborar um planejamento de negócio, plano estratégico e plano de ação. Como as coisas estão dando certo sem planejamento, muitos executivos acreditam que parar para planejar o mês, o semestre e o ano, é perder tempo de produção.

Planejamento e investimento na vida pessoal ou profissional são condições para alcançar um futuro sustentável e saudável. É por essa razão que vários pesquisadores têm falado sobre a importância de investirmos em nossa vida. Nem sempre são necessários grandes valores financeiros, mas sim imprimir uma mudança de alguns hábitos no cotidiano. A vida é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter. Se ela fica doente, faltará o subsídio financeiro para família, os planos são interrompidos e a vida para. Quando um colaborador precisa solicitar uma licença médica, os custos para empresa são enormes. É preciso investir no treinamento de alguém para cobri-lo; o novo colaborador gastará um tempo para se adaptar; e a cadeia produtiva corre o risco de cair a nível de eficiência. Isso significa dizer que investir integralmente na vida do colaborador também traz retorno e lucro para empresa, embora essa não deva ser a razão principal. O Colaborador deve ser tratado como o maior patrimônio da empresa.

Concluo dizendo que investir no cuidado preventivo é muito melhor do que tratar os problemas. Como Coach WTS, poderia pensar em muitas questões, mas basta dizer que você precisa escolher atividades físicas prazerosas, passar um período com amigos, cuidar de suas emoções, ser flexível, aberto às mudanças e reservar um tempo para espiritualidade. Planejamento coerente a curto, médio e longo prazo são condições para se ter uma mínima perspectiva de que o futuro será sustentável e saudável. Não se esqueça, você e sua saúde inteira são mais importantes do que tudo o que você faz!

Dell Delambre, PhD. (Coach WTS e Consultor em Sustentabilidade)

Ogata, Alberto. (Coord.) Profissionais saudáveis, empresas produtivas: como promover um estilo de vida saudável no ambiente de trabalho e criar oportunidades para trabalhadores e empresas.

Rio de Janeiro: Elsevier, SESI, 2012.

Dell Delambre

Coach WTS e Consultor em Sustentabilidade. Premiado pela UNESCO e no Jornal Folha Dirigida. Doutor, Conferencista e Professor Universitário.

Deixe um comentário