LIDERAR NUNCA MAIS SERÁ DO MESMO JEITO. O NOVO TEMPO NASCEU!

É possível aproveitar esse período no mundo para refletir sobre questões profundas e uma delas é a formação de liderança.

Na WTS, desenvolvemos um programa de treinamentos com a metodologia de Coaching que está sendo totalmente atualizado. No Business Coaching, o papel central da nossa metodologia é preparar CEOs, diretores e empreendedores para grandes Tensões de Mudança do nosso século.

Essa preparação precisa ser maior ainda. Nessa foto, nós preparávamos colaboradores e lideranças de uma empresa para enfrentar mudanças. Seguem algumas recomendações para enfrentar a crise que podem ser importantes no retorno às atividades:

1) Foque nas pessoas. Seu time estará altamente fragilizado, com medo de ser demitido e vulnerável. Se você for um líder do modelo que já morreu, você vai querer usar o medo a fim de que eles sejam produtivos. Isso não funciona mais. Só aumenta o número de pessoas no centro médico e de licença. Você já fez o cálculo para preparar um colaborador para substituir outro que ficou esgotado e doente?

2) Construa com eles as alternativas. Quando as pessoas fazem parte das decisões, elas têm muito mais chance de se engajarem nas soluções. Isso também tira um pouco peso das costas dos líderes. Em 2019, eu fui dar uma palestra numa das maiores empresas do mundo, com filiais no México e Estados Unidos. Eles já estavam utilizando uma metodologia de engajamento no qual quem estava na área do problema recebia treinamento e preparação para tentar solucionar o problema.

3) Fique atento à era exponencial. Em nossa teoria, nós chamamos de tensão exponencial. Isso vai mudar tudo. As corporações, as escolas, as universidades e a sociedade nunca mais serão as mesmas após o COVID 19. Será necessário começar tudo de novo para entender os impactos dessa experiência traumática na vida das pessoas e no sistema de produção.

4) Prepare as pessoas para serem líderes dos seus sonhos. Essa é a demando do século. Após uma travessia tão pesada como essa, muitas pessoas precisarão ainda mais de esperança e menos de metas doentias, a meta terá que estar vinculada a sua capacidade de ascender nas pessoas o sonho, a criatividade e a certeza de que elas mais uma vez não estão pagando o preço sozinhas de um problema com causas e consequências mundiais e transnacionais.

5) Busque compartilhar benefícios assim como se compartilham as responsabilidades e obrigações. Agora o tempo nasceu de vez e você precisa ser criativo, sensível e exponencialmente ligeiro para não dormir no ponto enquanto o mundo é empurrado para entrar numa nova época.

Dell Delambre, Dr. (WTS Coach & Criador da Teoria da Tensão)

(Visited 20 times, 2 visits today)

Próximo ArtigoNOVO NORMAL OU NOVO EM TENSÃO?