Três princípios para ganhar a semana na segunda-feira

Um número grande de pessoas começa a semana perdendo. Elas já definiram o fracasso da semana na segunda-feira. Sim. Essa é a conclusão que eu cheguei analisando a vida daqueles que chegaram em minhas mentorias e coaching.

Mas não são apenas eles. Deixe eu te dizer. Quando eu estava estudando na Universidade de Tübingen, eu ficava impressionado como eles conseguiam manter o foco e eu não.

Quando eu estava no Brasil, não percebia essa dificuldade de me focar e entregar com qualidade. Mas essa experiência fez com que eu melhorasse hoje a entrega para os meus alunos. Existe uma concepção oculta de compensação e culpa na cultura brasileira que faz com que muitas pessoas liguem o botão do automático para executar tarefas.

Qual é o problema disso?

Você começa e não termina o que começou e ainda boicota aquilo que realmente era para ser feito. E eu nem preciso dizer como alguns chegam na sexta-feira. Se você não tem nenhum processo de gestão das tensões interiores, você acaba desistindo com as dificuldades? Se você não estabeleceu nenhuma métrica de crescimento, o que você vai avaliar na sexta-feira para melhorar para próxima semana?

Vamos lá. Não fique preocupado. Você é parte da nossa cultura. Foi exatamente por isso que eu criei o movimento #segunda-Da. Eu te ajudo a começar a semana ganhando. São ações simples que podem te ajudar a melhorar de forma exponencial os seus resultados pessoais e profissionais. Vamos lá?

  • Fortaleça o seu interior.

A grande virtude de um corredor é que ele se prepara antes de começar a corrida. O jogador se prepara antes do jogo. Por que você não se prepara, liga o botão do automático e cai para dentro da sua semana?

Não!

Você sabia que uma das diferenças daqueles que conseguiam aumentar o tempo de vida no campo de concentração e aqueles que não conseguiam?

Era a capacidade de criar sonhos dentro de um cenário de caos, de dor e de dificuldade. Se você quiser se aprofundar nesse tema, o livro “Em busca de sentido” é muito interessante; é do ex prisioneiro de um campo de concentração, o psiquiatra Viktor Frankl.

Eu não sei quais os seus desafios da semana, mas eu posso te dizer que se você começar derrotado, de cabeça para baixo e desmotivado, você já está determinando uma parte dos seus resultados. Justamente porque, como o sonho, tudo começa do lado de dentro.

Tudo acontece do no interior onde estão as tensões para a vida e para morte, no seu Poder de Vida fraco ou Poder de Vida forte. Você pode e deve criar alguns sonhos para movimentar a sua semana com esperança e ter o interior forte.

Eu recomendo uma atitude hoje para fortalecer o seu interior. Pare agora 5 minutos, respira e estabeleça um motivo, um porquê você gostaria que essa semana fosse a melhor semana da sua vida.

Calma. Não traga o negativo para sua mente duvidando das suas capacidades. Eu não disse que o sonho tem o poder de gerar esperança e a esperança arrasta a energia boa da conquista para o presente?

Jesus tem uma frase muito forte. Ele percebeu que os seus amigos estavam ansiosos porque ele iria ir embora. No lugar de aproveitar a sua presença, eles já estavam sofrendo e preocupados com o dia que eles não teriam mais a presença dele. Isso gerou uma grande ansiedade.

Jesus então, percebendo o quanto a ansiedade rouba você do presente, disse aos discípulos: “Vocês não devem ficar ansiosos por nada.” Mt. 6.25.

A ansiedade faz o interior ficar fraco, a esperança e o sonho constroem o interior forte.

  • Se prepare para as tensões e frustrações.

Qual é o problema em você que te faz sentir medo de não dar certo? Qual é o problema te faz se sentir cansado e até desanimado para começar?

Calma. Não há nenhum problema sentir tudo isso!

O problema está em você acreditar que isso é a totalidade da sua vida. Não super valoriza as circunstâncias difíceis. Esses sentimentos te humanizam, eles fazem você ser uma pessoa de carne e osso. Igual a qualquer outro humano!

Essa é uma das razões que eu tenho certa resistência ao Coaching que, na sua grande maioria, é praticado no Brasil. O fato de muitos não terem formação profunda nas complexidades da alma humana, eles querem te motivar desconsiderando aspectos centrais da constituição filosófica, psicológica e teológica de todas as pessoas.

Eu assisti uma palestra do Neurobilogista Dr. Gerhard Roth e da Dra. Coach Alica Ryba que atuam na Alemanha. Eles estavam buscando compreender as áreas de intercepção do humano para melhorar os processos de Coaching. Na Alemanha, onde eu pesquiso sempre, há um maior aprofundamento sobre a ciência do coaching. Por isso, eu desenvolvi o WTS Coaching Científico para te ajudar a ter um interior forte, respeitando exatamente quem você é, seus sentimentos e as suas capacidades

  • Faça a gestão de prioridades.

Há alguns anos, eu tenho usado o modelo de gestão inteira e o modelo de gestão de prioridades da WTS. As pessoas que participam do movimento #segunda-dá às 08:07 no meu instragram, aprendem que, para ganhar semana inteira na segunda-feira, você precisa gastar 10 minutos na segunda escrevendo as prioridades de cada dia. Aqui está a fraqueza da nossa cultura. Como você tem muitas atividades para entregar, você começa a sua semana ligado na voltagem alta e toma decisões sérias no automático. Por isso você sente que começa mais cansado do que terminou e com as tensões interiores desorganizadas.

Na gestão por prioridades, você precisa anotar quais os resultados você deseja e precisa ter na semana. Eu não preciso dizer que esses resultados devem estar ligados a um plano maior em sua vida. Sobre isso, eu escrevo outro artigo. O foco agora é você ter condições de começar bem a semana e avaliar seu crescimento inteiro na sexta-feira para melhorar para próxima e ganhar o seu mês no primeiro dia da semana.

Então, mãos à obra!

Separe mais 10 minutos e anota as suas prioridades do dia. Coloque o horário certo no final do dia no qual você vai parar para avaliar quais as prioridades você conseguiu cumprir e quais ficarão para o próximo dia.

E por último!

Celebre cada conquista, você não é uma máquina. Estamos vivendo um momento único na história da humanidade. O fôlego de vida nunca foi tão bem compreendido como hoje. Se fosse não tivesse nada, você já teria tudo: a sua vida!

Faça a gestão de prioridades tendo em mente esse pequeno milagre que é você estar vivo e o segundo é:

Se você estiver com o interior forte, seus filhos ganham, seu cônjuge se alegra, seu time te acompanha, seus propósitos são renovados e até a dor se torna o caminho que leva você ao topo da montanha dos seus sonhos.

Segunda-Dá!

Ancorados no Poder de Vida.

Dr. Dell Delambre

Chegou a minha MasterClass gratuita e 100% online, “O Despertar da Autoconfiança”. FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI!

(Visited 19 times, 5 visits today)

Deixe um comentário