O Futuro Pode Ser o Presente

O Futuro Pode Ser o Presente

Que o século XXI está cercado de demandas, isso ninguém tem dúvidas! Que a sociedade possui inúmeras questões ainda sem respostas, também ninguém tem dúvidas! Que nós precisamos de outros modelos de gestores, professores e empresas, esses aspectos já começam a ficar mais evidentes. Uma das razões para essa constatação está no fato de que os problemas socioambientais são tão grandes que, vivendo separados, os segmentos da sociedade não conseguem resolvê-los de forma eficaz.

Nos estudos realizados com pesquisadores da Alemanha, Portugal e Brasil, que geraram o Negócio Sócio-Sustentável WTS, constata-se essa realidade. Unir empresas, profissionais que tem expertise numa área e organizações locais para resolverem problemas sociais e ambientais, deverá ser uma das importantes metodologias de negócios do futuro. O lucro pelo lucro não poderá mais estar em primeiro lugar nas empresas. Um importante consultor de gestão do país, Vicente Valconi, deu uma entrevista para Revista Exame e disse: “O trabalho tem de ser fonte de felicidade e crescimento profissional. Acredito, inclusive, que a função primordial de uma empresa não seja, definitivamente, dar lucro. A função primordial de uma empresa é social. O lucro é a expressão de sua capacidade de realizar uma função social de forma produtiva. Quem não perceber isso não ficará com os melhores jovens – de qualquer idade.”

A abordagem de Vicente Valconi é extremamente importante porque ela revela a necessidade de mudar o paradigma de desenvolvimento que temos atualmente. O desenvolvimento focado estritamente na concentração egoísta do lucro isenta os diversos segmentos da sociedade da responsabilidade de trabalhar por bairros, cidades e estados melhores. É óbvio que essa transição não será simples e nem rápida, entretanto ela precisa começar. Certamente, além de atingir as famílias, ela deverá ter um enorme impacto no conteúdo e na estrutura das escolas e universidades. Há alguns anos, atuei numa escola particular no Rio de Janeiro como Consultor em Sustentabilidade. Na época, fui solicitado para mediação uma situação na qual os alunos precisam utilizar uma verba que foi arrecada e queria fazer algo diferente. Existia também um impasse, pois, um grupo deseja usar o dinheiro para financiar as próprias festas e outra queria empregá-lo em alguma coisa. Começamos, então, a consultoria com encontros semanais numa disciplina de gestão. Propus que esquecemos um pouco o impasse e o dinheiro. Era uma turma do 2º ano do ensino médio. Aos poucos, começamos conversar sobre os problemas que existiam no entorno da escola. Em seguida, fizemos aulas de autoconhecimento e reflexão filosófica sobre o sentido da vida. Depois buscamos descobrir qual lugar nós ocupamos na engrenagem da sociedade. Sentimos que, se não mudássemos o país, podíamos alterar algumas coisas em volta da escola.

Chegamos, portanto, à discussão sobre duas propostas que poderiam impactar positivamente a sociedade. Mostrei a ineficiência de boa parte das ONGs que têm boa intenção, mas lhes faltam recurso financeiro, capital humano especializado, avaliação e projeto continuado. Apresentei que, muitas empresas têm recurso financeiro, capital humano, avaliação e plano estratégico continuado, mas estão prioritariamente focadas no lucro. Será que existe um caminho do meio? Trabalhei com eles a proposta do economista indiano Muhamad Yunus e apresentei minha proposta de Negócio Sócio-Sustentável WTS no qual empresa, profissionais liberais e uma instituição local se unem e condicionam o lucro ao nível de impacto socioambiental e cultural que causam numa determinada realidade. Assim, escrevi para aquela escola o projeto piloto da Primeira Empresa Sócio-Sustentável Jr. do Brasil que, quando for implementado, poderá servir como incubadora de experiências e referência para várias escolas do país. O futuro pode ser o presente!

Dr. Dell Delambre(Coach WTS para Sustentabilidade – Brasilien – & Researcher PhD – Portugal)

Indicação de Coach WTS:

Dolabela, Fernando; Gorini, Marco. Empreendedorismo na base da mirâmide. Rio de Janeiro: Alta Books, 2004

 

(Visited 994 times, 5 visits today)

Coach WTS e Consultor em Sustentabilidade. Premiado pela UNESCO e no Jornal Folha Dirigida. Doutor, Conferencista e Professor Universitário.

Próximo ArtigoAtravesse a Rua do Seu Lugar no Planeta