Transitar é Preciso para Sustentabilidade Inteira

O contato com a natureza é uma das maiores riquezas para Sustentabilidade Inteira, o desenvolvimento solidário, pessoal, coletivo e ecológico. O paradigma da Modernidade, com o antropocentrismo de um lado e a força do capital e da produção do outro, logrou um “modus operandi” de relacionamento egoísta, que encarou o outro ser humano como competidor e a natureza como um lugar para ser explorado. O ser humano precisa, portanto, transitar. Mas como fazer?

Esse paradigma insustentável unido à outras formas de desenvolvimento colocou o ser humano como superior à natureza. Assim, um dos principais desafios desse novo tempo é reestruturar os princípios que regulam as relações com a natureza e uns com os outros. Da universidade à empresa, tudo deverá ser reformulado para nossa época desenvolver a sustentabilidade e de relações saudáveis para solução de problemas. Estuda-se o que não se usa e não transita para sustentabilidade por tradição, comodismo, favoritismo e por vários outros motivos que não correspondem às exigências éticas e práticas de nossa época. Muitos jovens aprendem muito mais em outros ambientes do que em muitas escolas e faculdades! O paradigma educacional focado na disciplina também precisa transitar.

É verdade que não existe 100% de equidade em nenhuma relação, portanto, não haverá essa relação de total preservação da natureza, pois, é dela que o ser humano recolhe os subsídios para viver. Porém, é sabendo disso que ele deve encontrar outra forma de relação com ela, reconhecendo que a natureza é outra vida como a humana que cumpre uma de suas funções ao sustentar a vida para os seres humanos dessa geração e das que ainda virão.

Não será fácil transitar, mas é sempre bom recordar que se as condições de vida no planeta piorarem muito, a terra provavelmente continuará a existir, porém, são as condições favoráveis para que o ser humano continue vivo com qualidade é que estarão radicalmente em risco. Generosidade e partilha não são triviais, mas possibilidades do ser humano continuar sendo humano e assumir de vez o paradigma da Sustentabilidade Inteira.

Dell Delambre, Dr. (WTS Coach e Consultor em Sustentabilidade)

Bibliografia

DELAMBRE, Dell. Sustentabilidade In-Sustentável. Curitiba: MRV, 2013.

AYESTARAM, Igacio. Sustainable Development: Relationships to Culture, Knowledge and Ethics. KIT Scientific Publishing, 2011.

DITER, Rink. Lebensstile und Nachhaltigkeit: Konzepte, Befunde und Potentiale. Springer-Verlag, 2013.

(Visited 124 times, 2 visits today)

Próximo ArtigoChico Pinheiro e Dell Delambre: Sustentabilidade como Estilo de Vida